Se você estuda cinema no Brasil - como eu -, você pode ser visto basicamente de duas maneira: corajoso ou idiota. De qualquer forma você tem que aguentar piadinha e comentário infames de familiares, amigos e recém-conhecidos. Listei 5 comentário recorrentes aos estudantes de cinema:
- Você já assistiu [insira aqui um filme europeu, asiático ou brasileiro do cinema novo ou marginal]?
Não passa pela cabeça do sujeito que você não goste desse tipo de cinema, ou goste do Michael Bay? Até onde eu sei, o cara pode ter escolhido fazer cinema depois de assistir "A Vingança do Kickboxer" tanto quanto depois de ver "Hiroshima, Meu Amor". Meu sonho era fazer um filme com o Lesley Nielsen (R.I.P.).
- Você vai ser ator?
Não. Assim como o cara que estuda engenharia aeronáutica não vai ser piloto de avião. Dá um pouco de pena de quem faz essa pergunta.
- O que você achou daquele filme... [insira aqui qualquer filme já produzido na história da humanidade]?
Eu não sou obrigado a ver todos os filmes, e nem quero. Eu não sou crítico de cinema, mal sou cinéfilo, tenho maior preguiça de ver filmes na maioria das vezes ~só deus pode me julgar~.
- Quando fizer um filme, me chama.
Esse pelo menos entende o que é um curso de cinema, mas para esse tipo de coisa existem os atores. Têm não-atores que eu colocaria num filme meu, mas geralmente quem fala isso é aquele que eu não convidaria nem pro meu aniversário.
- Você gostou do(a) roteiro/direção/edição/efeitos/som/figurino/direção de arte/fotografia desse filme?
Olha, eu até entendo essa. A pessoa quer parecer interessante, falar de algo que sabe que você vai saber, mas tem horas que basta perguntar se você chorou quando o Mufasa morreu.
Esse foi o primeiro post e eu espero postar muitos mais. Seria legal que o blog desse certo e eu começasse a ganhar dinheiro fácil. Divulguem pros amigos, na moral.